Afinal não foi só a seca...
O relatório da Protecção Civil é claro:
"A maioria dos incendios tem origem criminosa. Não se trata de nenhum lobby anteriormente conhecido, como o da madeira queimada, mas sim um totalmente novo. Um lobby inferior à mèdia".
Foi desta maneira que se definiu a origem dos incendios que na presente epoca têm assolado o país de Norte a Sul.

1 - Tudo se deve a ataques de anões das Maldivas
"O pormenor das operações é impressionante, quase incredível. Um avião cheio de anões das Maldivas sobrevoa uma certa area de floresta, eles saltam e pegam fogo àquilo tudo. Quando os bombeiros chegam ao local os anões mascaram-se de esquilos. É uma táctica quase perfeita" afirma Manuel Rodrigues, bombeiro da Corporação de Vila Chã e actor amador nos tempos livres.
"Eu próprio só desconfiei da situação quando um suposto esquilo, repito, "suposto esquilo" me perguntou a que horas é que se jogava o Rio Ave-Penafiel", acrescenta.

2 - Treinados para destruir
"Há muito que são conhecidos como destruidores de floresta. Após serem treinados em território Argelino os anões espalham-se por todo o mundo, espalhando o caos e o terror" informou Manuel Rodrigues, enquanto parecia procurar uma razão qualquer para se negar a dar mais informações. Quase parecia que estava a invertar tudo.

3 - Oposição acusa Governo de inventar factos
Segundo a oposição o relatório da Protecção Civil é uma maneira "infantil e parva de esconder a verdade: Toda a gente sabe que é mentira! Anões das Maldivas a mascararem-se de esquilos?!? Isso é ridiculo! Toda a gente sabe que os Anões das Maldivas são pessímos imitadores de esquilos, preferem imitar javalis!"
O relatório do ICN irá clarificar certamente esta situação.
Aguardemos.