terça-feira, dezembro 23, 2014

Associação de Príncipes Encantados preocupada

Video que há meses se tornou viral na base da discussão

O problema não é de agora e ninguém sabe muito bem dizer de quando é, mas "existe e é preocupante". É assim que Abílio Rosa, presidente da Associação de Príncipes Encantados, reage ao video de uma mulher caminhando durante horas pelas ruas de Manhattan sendo constantemente assediada, difundido no passado mês de Outubro e que, num instante, se tornou viral.

"A enormidade de pessoas que assumiram aquilo como um bastião - uma prova! - do assédio sofrido por todas as mulheres do mundo, estejam lá onde elas estiverem, é simplesmente ridículo! Eu não posso negar que há assédio, mas pela 1ª vez é levantada uma questão que, para mim e para a associação que tenho a honra de presidir, poderá vir a ser um grande problema: todas as mulheres que procuram príncipes encantados poderão vir a estar limitadas aos seus grupos de amigos".


"Eu não tenho qualquer dúvida que, com o decorrer de acções deste tipo, cada vez mais a mulher irá estar restringida a encontrar o seu príncipe encantado apenas no seu grupo de amigos, quando muito no grupo de amigos dos seus amigos e eu não sei se aqui não estaremos já a envolver algum assédio o que, pelo que mostra o vídeo, é mau: alguns deles desejaram-lhe apenas "bom dia" e por pouco não foram considerados predadores sexuais. Há vidas que deixarão de se cruzar, claro que sim".

E este poderá ser um momento decisivo para a associação: "Não sei como será o futuro, não sei se continuaremos de portas abertas. Somos contra o assedio mas representamos também o motor de algumas das melhores histórias de amor, somos aquele impulso que dá cor a muitos dias. Espero, sinceramente, que o exagero não nos mate".


Liga de Cavaleiros Andantes desvaloriza

"O assédio demonstrado no video só o é, de facto, quando a pessoa que assedia não cai "nas graças" da mulher, ou seja, quando não é bonito nem rico e esse não é o nosso caso", explica Ricardo Fontes, presidente da Liga dos Cavaleiros Andantes.


"O video nem nos focou. Homens que andam na rua, nos passeios... homens que andam a pé! Pelo amor de Deus, na boca dessas almas até um "desculpe" é assédio! Nós não funcionamos assim, nós não temos esse problema. Nós temos dinheiro. Nós temos a chamada "cara engraçada". Nós temos relógios caros, nós temos limousines, herdades no Monte do Cabeço não sei do quê. Por exemplo, se não existir uma herdade lá nós mandamos fazer uma. Nós perguntamos se podemos pagar uma bebida, claro, como os outros, mas geralmente podemos porque não é assédio. E claro que temos o nosso BMW lá fora. E claro que continuará a não ser assédio. Principalmente se tiver bancos aquecidos".

Para a Liga o cenário actual não é de preocupação. "Se os príncipes deixarem de agir, melhor para nós. Nós poderemos agir sempre e isso é o que nos importa".

Dois pontos de vista sobre um problema que alguns dizem existir, outros nem por isso e um provável futuro mais simples, mais previsível e mais limitado.
Caberá aos interessados decidir.


2 comentários:

Bic Laranja disse...

Muito, muito bem.
Feliz Natal !

Ads disse...

Muito obrigado!
De forma a compensar, um Feliz Ano! Desse ainda vou a tempo.