sexta-feira, dezembro 28, 2007

Portugal ao km

"Encerramento confirmado: Bloco de partos de Chaves fecha à meia-noite de quinta-feira".

É meia noite.
Com o bloco de partos de Chaves fechou também o Centro de Saude de Murça, Alijó e Vila Pouca de Aguiar.
A partir agora, no que toca a partos, toda a "acção" decorrerá em Vila Real graças à nova ligação Chaves-Vila Real - a A24.

Sabem...é engraçado "escabichar" acerca deste assunto. Portugal está a melhorar, ouvi dizer.
Novas estradas e novas acessibilidades tem justificado estes encerramentos de urgencias e maternidades algures por todo o país.

Antes é que existiram uns "homenzinhos" que achavam que as populações deviam ter estes equipamentos perto, não achavam boa politica obrigar doentes e futuras mães a deslocarem-se quilometros e quilometros até um outro hospital/maternidade por estradas velhas e cheias de curvas...

E hoje com estradas novas, uma população envelhecida e uma desertificação rural brutal...nascem crianças pelo caminho, algumas até em Espanha.
É, parece-me bem. É isto, então, o progresso.

Mas...então assim, se considerarmos a ligação Vila Real-Porto, a unidade de Vila Real poderá fechar nos próximos anos... E, no fundo, Lisboa-Porto já foi mais complicado de fazer...sempre a abrir até nem é muito tempo, se treinarmos equipas de médicos que aguentem a viagem sem parar pelo caminho - para esticar as pernas e/ou ir ao WC - torna-se possivel fechar a unidade do Porto!
E se o mesmo se disser em relação ao Sul, os portugueses podem vir a nascer todos, um dia, em Lisboa...
Porque não?

- "Eu nasci em Lisboa e tu?"
- "Também. Sou de Faro."
- "Eu sou de Bragança."
- "Ah sim? Prazer em conhecer-te então..."