segunda-feira, abril 29, 2013

B092969, a tal

A minha busca não terminou. Está, contudo, mais perto do fim.

Iniciei, há uns anos, um hobby novo porque, julgo, de alguma forma não devia estar satisfeito com os restantes 10 ou 15 que tinha em mãos: Fui procurar a Estrada de Sacavém.

A Estrada, outrora a principal ligação Lisboa-Porto, foi perdendo importância ao longo do século XX e acabou completamente engolida pela malha urbana, pelo que é muito complicado definir com exactidão o seu traçado na sua totalidade: dentro da cidade é relativamente fácil, pois muitos troços foram rebaptizados e são hoje ruas, mas à medida que nos afastamos para a periferia a dificuldade aumenta, pois eram à data locais pouco urbanizados que foram praticamente feitos do zero sobre as estruturas antigas.

Assim, e munido de fotografias do Arquivo Fotográfico Municipal, do Atlas da Carta Topográfica de Lisboa (1856-1858, ou "de Filipe Folque" para os amigos), do Levantamento da Planta de Lisboa (1904-1911) e do Google Maps (sim sim, muito útil) fui troço a troço, sem me perder, até chegar ao Aeroporto da Portela.
E depois perdi-me. Basicamente foi isto.

Entre todas as fotos, uma que não percebi:


"Convento da Encarnação, 1938", de Eduardo Portugal, com a referência B092969.

E com a referência seguinte,  B092970, outra de Eduardo Portugal designada "Quartel da Guarda Fiscal na Encarnação"...


...onde é possível verificar que o mesmo ficava em frente ao tal "convento".
Eduardo Portugal andava, portanto, a passear. Fez bem.

Ora se era da Guarda Fiscal isso significa que o mesmo ficava junto à Estrada da Circunvalação, o que reduziu, em muito, a área de busca: a Estrada da Circunvalação ainda existe, é a fronteira Lisboa-Loures e, embora toda a zona se tenha alterado muito nas ultimas 3 décadas, ela mantêm-se praticamente igual, "entre muros", esquecida. O que é bom.

Uma passagem pelo Levantamento da Planta de Lisboa provou que o registo no Arquivo Fotográfico era fidedigno, que a foto tinha sido bem inventariada (o que nem sempre acontece) e que tais edificações pertenciam, de facto, à Estrada de Sacavém. 


A planta "13V" mostra-nos, de facto, uma edificação religiosa junto à fronteira com Loures e posto fiscal, em frente. É, aliás, um mapa perfeito do local onde tudo bate certo: a Estrada de Sacavém, a Estrada da Circunvalação, o cruzamento, etc. É isto.

O problema é encontrar referências, sendo que o Aeroporto - e todos os edifícios que "trouxe" consigo, praticamente todos eles recentes - não entram nestes levantamentos.
Mas felizmente nem tudo ali é novo.

Assim, e por exemplo, o Palácio Benagazil (a vermelho a Estrada de Sacavém)...


 ... ainda lá está, junto ao Terminal das Chegadas, na Portela (a azul).


Passei todos os dias por ele, entre 2008 e 2009. Não fazia ideia do que se tratava.

Ou a Quinta da Vila Formosa (a vermelho a Estrada de Sacavém)...


...é o "Externato Champagnat", junto à 2ª Circular.



Está lá tudo.
Ora, sabendo esta localização e fazendo umas montagens de plantas...


...solucionamos o problema: a B092969, fotografia tirada por Eduardo Portugal e catalogada como "Convento da Encarnação, 1938" foi retirada mais ou menos aqui...


Cruzamento da Avenida Salgueiro Maia com a Estrada da Circunvalação/Avenida Dr. Alfredo Bensaúde, um pouco mais para a frente, um pouco mais para trás, esquerda, direita, etc. Foi aqui.

E eu estou farto de passar por aqui. Eu quase que vivo aqui! Não, agora exagerei...
A casa de um grande amigo meu é por aqui, é aqui que faço a inspecção ao meus carros, foi aqui que tirei um curso... eu passei aqui todos os dias.

Hei de voltar a falar da Estrada de Sacavém, mas por agora ficamos pela B092969. Está feito!
Mas tenho que fazer uma montagem de mapas à escala, aí é que vai ser delicioso.

Obrigado Eduardo Portugal.

1 comentário:

José Costa disse...

Errou por poucos metros.