sábado, agosto 17, 2013

Sobrou para Paredes de Coura

Depois da notícia que dava conta do desentendimento entre o vocalista dos The Stringlens - Mike Robster - e os Stetchens'Splafans, durante o festival Meo Sudoeste, eis que noticias surgem dando conta de novo desentendimento, desta vez no Festival Paredes de Coura: 
- O britânico Peter Danoian, que trabalhou com Mike Robster entre 2002 e 2005 e com o qual produziu diversos trabalhos, acusou o seu ex-produtor de "desvio de propriedade intelectual camuflado" e promete batalha judicial. 

O artista, que actuou no 2º dia do festival, refere que o problema terá começado desde logo na edição do seu EP "Is This Glass Bulletproof? Just Checking" onde Robter terá excluído metade das musicas originais "por lhe fazerem lembrar algumas musicas já existentes", embora tenha pedido para as incluir mais tarde no seu próprio álbum "Why Don't You Talk Like Other Kids Of Your Age?", lançado um ano depois. 

Na edição do 1º álbum dos Six Wheel Bicycle - onde Danoian foi guitarrista até 2007-, "The World Isn't Always A Safe Place", o mesmo terá acontecido e Tim Launcher, vocalista na altura, terá agredido Mike dando origem a um processo judicial que só terminaria em 2008, um ano depois do fim do grupo.

"Squares Also Have Rounded Corners" de 2005, ultimo trabalho que Danoian produziu com Mike e cujo single de apresentação "Imagine We're Jumbo Jets" foi o 3º video mais visto no YouTube em 2007, marca o inicio de um período de afastamento entre os dois músicos e produtores.

O vocalista dos The Stringlens, criados em 2008 juntamente com elementos dos desaparecidos Young and Lazy e Therapy Squad, terá continuado a usar sons de Danoian "mais ou menos com sua autorização" até ao recente "Roundabout Movement", single do 4º trabalho da banda intitulado "Behind The Void, My Dear" com data de lançamento prevista para 23 de Setembro de 2013 e, segundo o artista britânico, "uma cópia exacta, embora alterada" de "Republican Eyelashes", presente na banda sonora de "My Father Thoughts"*.

Mike Robster, que terá estado presente nos primeiros dias do festival, terá sido aconselhado a abandonar o recinto durante a actuação de Peter Danoian, estando incontactável desde então.


* "O Meu Pai É Que A Sabia", com data de estreia em Portugal de 4 de Setembro de 2012.

2 comentários:

Ana ✈ disse...

Tentei ver "O meu pai é que a sabia" e não consegui! Sessões sempre esgotadas :( Será que saiu em DVD?

Ads disse...

Lembro-me bem dessa confusão toda no ano passado, exactamente como dizes, sessões sempre esgotadas. Uma após a outra, as pessoas simplesmente adoraram o filme.

Numa das várias vezes que o tentei - em vão - aconteceu-me uma coisa engraçada. Fui comprar o bilhete, cheguei à bilheteira e disse:
- "Era um bilhete para o "O meu pai é que a sabia", se faz favor.

É importante dizer que a rapariga que estava ao balcão, que aparentava ter sensivelmente a mesma idade que eu e era simplesmente a rapariga mais bonita que alguma vez tinha visto, se virou para mim e disse:
-"Não vai acreditar no que lhe vou dizer, eu não costumo fazer isto, mas apostei com a minha amiga da cafetaria que convidava o próximo tipo que aparecesse... e apareceu você. Apareceste tu".

Disse-me isto com um sorriso capaz de derreter alumínio na Sibéria. E na Sibéria faz um frio dos diabos, embora seja indiferente dado que normalmente um sorriso não faz derreter latão em nenhuma parte do mundo, quanto mais alumínio.

Eu perguntei:
-"Convidava para um café?"
-"Não, quer dizer, sim. Mas depois tínhamos de ir para minha casa, eu tenho umas coisas da Intimissimi que adorava experimentar..."

E eu percebi e disse:
-"Agora que - finalmente - arranjei bilhete para o "O meu pai é que a sabia"?!"

Temos de compreender que o filme era, segundo o que diziam, genial.
Mestres de todo o mundo andavam a cometer suicídio visto que nunca conseguiriam igualar tal obra...

E acabei por seguir o meu caminho.
Dirigi-me à sala.
Enganei-me.
E vi o Cosmópolis.

Por acaso não sei se saiu em DVD.