segunda-feira, setembro 09, 2013

Pinheiro do Caramulo está deprimido

Quem o diz é o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que desde a semana passada se encontra no Caramulo a analisar o comportamento da árvore.

O pinheiro, um Pinus Brutia com sensivelmente 42 anos, começou por demonstrar algum nervosismo "tipico de situações stressantes", mas com o passar dos dias terá caído numa enorme depressão e os especialistas mantêm-se reservados acerca da eficácia do tratamento.


"Podemos perder o único pinheiro que sobrou do brutal incêndio, mas a equipa está confiante de que os resultados serão positivos" afirma Joaquim Chaves, Coordenador de Prevenção Estrutural da Serra do Caramulo.

O verde não está na moda

Basta visualizar um catálogo da La Redoute de 2013/14 para se perceber, rapidamente, o cerne do problema com que se depara o ICNF: o verde não está na moda. 
E muito menos na Serra do Caramulo.

"Em anos de pinheiro, 42 anos equivalem aproximadamente a 16 anos humanos, pelo que estamos perante uma árvore muito jovem, em plena adolescência, muito influenciável e muito insegura de si própria. É, neste momento, a única árvore a vestir de verde numa enorme área onde o preto e os cinzas dominam, não é trabalho fácil. Não é fácil explicar que, neste caso, preto é morte e verde é vida... para a árvore o que interessa é que tudo esteja a combinar e isso não tem sido fácil de transmitir", conclui Joaquim Chaves, afirmando que "as próximas 2 semana serão fundamentais".




Sem comentários: