quarta-feira, junho 28, 2006

Portugal, Portugal...

...vós sois um doidivanas!

Numa altura em que ainda se fala bastante da ponte Hintze Ribeiro (Entre-Os-Rios), visto que ainda não se conseguiu determinar o verdadeiro culpado pela tragedia de 2001, muitas são as pontes que se encontram em estado de ruína e se preparam para ser encerradas.

Image Hosted by ImageShack.us

A mais conhecida é possivelmente a ponte Eiffel, de Viana do Castelo, onde os relatorios de vistorias dos ultimos anos tem registado vários problemas tais como corrosão nas vigas principais e dois pilares em risco de colapso. Mas, e há sempre um mas, apesar de tudo isto há sempre populares, habitantes e utilizadores que se mostram contra os encerramentos, porque não lhes dá jeito, porque vai contra os interesses "economico-financeiros" da região, prejudica o turismo, etc...

Sinceramente não consigo perceber.
Se eu fosse um utilizador assiduo de uma ponte não iria gostar muito de encontrar as palavras "pilares", "risco" e "colapso" na mesma frase de um relatório estrutural... Chamem-me esquisito, mas quando passo numa ponte gosto sempre de chegar á outra margem. Sempre.

O Tuga ainda precisa de aprender muita coisa e uma delas é que pontes centenárias não se arranjam sozinhas.
Se uma ponte cai: "Ai Meu Deus! Então ninguem sabia do estado daquilo?!? Onde estão os relatórios!?" . Se a ponte tem que ser encerrada: "O quê? Encerrada? Nada disso!"

O Tuga é um doido, gosta de risco, de aventura.
Por isso criei uns slogans para acabar com os problemas das reparações:
"Venha atravessar as nossas pontes, nunca se sabe..." e "Vemo-nos lá em baixo!"

Os turistas irão adorar.