quinta-feira, junho 24, 2010

As caçadas

Em Malange vivia-se bem.
Quando fui para lá, em 66, as coisas já andavam longe de andar bem mas ainda se vivia com uma qualidade de vida invejável, principalmente se comparada com a que tenho hoje.
Vivia-se bem, pronto. E aquela terra vermelha acolhia-nos com se sempre tivesse sido nossa.

Caçar lá era uma coisa do outro mundo. Aqui na metropole poucos sonhavam o que se passava por lá - alguns nem nunca tinham visto um animal selvagem sequer!
Um dia fui com o meu tio Rui aos leões. Ele adorava caçar leões... pelo menos dizia que sim, porque nunca o vi caçar nenhum. Mas iamos caça-los muitas vezes.
O meu tio Rui era castiço. Certo dia iamos no Land Rover - que era o jipe do meu tio António - e uma leoa saltou lá para dentro. O meu tio Rui puxou-me e saltámos logo, foi uma cena dos diabos! Eu já nem me lembro do que senti, só me lembro de olhar para o meu tio e ele estar a dizer que não deviamos ter deixado as chaves na ignição...

Uma leoa e um jipe com as chaves na ignição, não percebia o problema daquilo... mas a verdade é que o jipe só reapareceu 3 meses depois.




José Augusto Moreira, 71 anos
Reformado

1 comentário:

sofya disse...

genial! =)
vai buscar os outros textos sim.. pra eu conhecer as estórias de àfrica! :)

*