segunda-feira, junho 28, 2010

RR



A Rádio Renascença foi provávelmente a primeira rádio que ouvi na vida.
Sobre isso poderia escrever muitas linhas, contar a tortura que era ouvir o "Jogo da Mala" e saber que logo a seguir me vinham arrancar da cama para comer umas papas de bolacha e ir para o infantário ou que a Olga Cardoso era uma voz que afinal também tinha cara - que não era aquela que se esperava, é certo, mas que ainda assim era uma cara - mas vou deixar isso para outra altura e dizer a conclusão a que cheguei recentemente. A Rádio Renascença sofre de um mal: existe.

Eu nunca ouvi muita rádio na minha vida, mas sempre que ouvi esperei sempre ouvir musica. E na Rádio Renascença ela chega-nos com uma carga de sofrimento implicita que - se formos humanos - não nos deixa disfrutar o momento. E porquê? Porque ser musica, na Rádio Renascença, é sinónimo de sofrimento.

Uma musica, no momento em que é lançada para o mercado, sabe desde logo que existem 2 hipoteses:
a) - Nunca passará na Rádio Renascença
b) - Passará na Rádio Renascença...5 ou 6 anos depois de ser lançada no mercado e nunca mais abandonará a lista, chegando mesmo a ser tocada 2 e 3 vezes por dia.

Uma musica demora 5 a 6 anos a passar na Rádio Renascença e toda uma eternidade para deixar de passar.
Ora isto conduz-nos a uma situação insustentável: a lista de musicas da Rádio Renascença tem tantas ruínas
musicais que mais cedo ou mais tarde vai ser necessário uma reabilitação coerciva e - quem sabe - um plano de pormenor.
Há relatos de ouvintes que ligaram os rádios e foram atingidos por escombros e há até quem diga que já viu ratos entre algumas faixas da referida lista.
Está no ponto em que mais vale demolir e fazer de novo do que recuperar.

Escusado será então dizer que a dor presente em cada musica é tal que parece tirarnos anos de vida sempre que as ouvimos.
E vocês perguntam: Ó André, mas se é assim tão má porque ouves tu a Rádio Renascença em vez de outra rádio qualquer?!
E pergunto eu: Mas quem é que vos deu direitos editoriais para me andarem a fazer perguntas que, ainda para mais, terminam com "?!" como que a demonstrar uma certa incompreensão - e até intolerancia - para com o meu post?
Quezilentos... está uma pessoa a contar-vos uma coisa, na boa, e vocês aí matreiros à espera para espetar perguntas destas...
Não vos fica bem, não pensem que fica que não fica.
Faz um certo sentido, mas não fica.

À vossa pergunta só respondo isto: Radar.
E é assim.

----------

Ps - Só para fazer notar que escrevi Rádio Renascença, por extenso, o maior numero de vezes que pude ao invés da banal sigla "RR" excepto no titulo do post onde até fazia sentido pura e simplesmente porque tinha esse poder, não é nada pessoal...

...Rádio Renascença!
Ah! Era só para mostrar quem manda aqui, podem ir...

Sem comentários: