domingo, abril 24, 2011

Começar a perder

Em Março a TVI  transmitiu uma reportágem sobre o analfabetismo - Portugal é o país da Europa com maior percentagem de pessoas analfabetas - e mostrou vários casos.

Num dos casos, uma criança que frequenta o 8º ano confessa não saber ler nem escrever.
A jornalista confronta a directora da escola, Isabel Serra, com a pergunta "Como é que é possível estar no oitavo ano sem saber ler e escrever?" e o que se segue, meus amigos, é um momento de pura magia:
A directora Isabel Serra começa a falar, como quem pretende responder com seriedade à pergunta.


O que a directora não percebeu - ou se calhar até percebeu, mas pretendeu dar a volta - foi que, no momento em que abriu a boca para emitir som, já estava a perder por 15-0 e já só tinha 7 jogadores em campo, 3 dos quais brutalmente lesionados.

Talvez por isso aquele "o sistema não progride alunos que não saibam ler nem escrever...o sistema dá respostas às situações para que melhor integrem o crescimento do aluno" não saiba, de facto, a nada.
Eu consigo ser mais claro a expressar-me enquanto sou atropelado, mas nem toda a gente tem a minha classe.

No momento em que abriu a boca, a D. Isabel Serra perdeu.
Aliás, no momento em que o cerebro da D. Isabel Serra deu ordem para o maxilar se começar a mexer a batalha já estava perdida... mas quem é que lhe vai explicar que a vergonha, para além de um substantivo, é também uma condição psicológica que a podia ter poupado ao mais completo ridiculo?

A reportágem completa AQUI, se sentirem saudades dos Malucos do Riso.

Eu sei, a D. Isabel Serra é apenas uma otária sem culpa nenhuma.
Eu sei, eu sei...

Sem comentários: